Prefeitura de Balsa Nova, Nota 10 no ranking da Transparência!

Balsa Nova é um município localizado no Estado do Paraná. Com cerca de 11.300 habitantes, teve seu nome originado da construção de uma balsa feita por Galdino Chaves em 1891, cujo objetivo era cruzar o rio Iguaçu. Por haver sobrepujado, em qualidade, as balsas anteriormente construídas, ganhou fama e se constituiu em referência obrigatória à localidade, que passou a ser chamada de Balsa Nova.

Devido a necessidade de atender as exigências do Ministério Público em relação a Lei da Transparência e Acesso à Informação, e também com o objetivo de possibilitar ao cidadão acesso fácil às informações e serviços através do Portal, a Prefeitura de Balsa Nova contratou a solução Portyx, fornecida pela Plenus Sistemas Web.

O projeto do novo Portal teve início no ano de 2017, época em que Prefeitura passava por dificuldades em relação ao antigo Portal. Não havia a possibilidade para que as publicações fossem feitas pelos próprios servidores. Dessa forma, havia uma dependência muito grande do antigo fornecedor em realizá-las, e em muitos momentos, acabavam demorando à serem feitas. Transtornos eram enfrentados também com o serviço de e-mail e hospedagem do Portal, pois havia uma grande instabilidade do serviço, o que deixava o Portal indisponível em diversos momentos, quando fornecedores, cidadãos e visitantes do Portal tentavam acessá-lo.

Diante do quadro anterior, a solução Portyx resolveu todos os pontos deficientes do antigo Portal. A solução implantada disponibilizou aos servidores da Prefeitura, um painel de gestão de conteúdo, onde os próprios responsáveis pelas suas publicações podem realizá-las, dando agilidade e eficiência. Trouxe também a implantação de novas funcionalidades como o sistema de e-SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) e Ouvidoria. Através deles, os cidadãos possuem um canal de interação com a Prefeitura, onde podem solicitar documentos ou enviar sugestões e reclamações à gestão do município.

Com todas as mudanças e o empenho dos servidores da Prefeitura em realizarem as publicações e deixarem disponíveis através do Portal Website e do Portal da Transparência, a nota alcançada na avaliação da transparência foi a nota máxima, nota 10.

A Plenus tem orgulho em fazer parte e ter como parceiro o município de Balsa Nova.